A relação entre o vereador Léo Souza (Republicanos) e Abraão Lincoln, ex-dirigente do mesmo partido e investigado por suspeita de desviar dinheiro do INSS, é mais próxima do que parecia. E quem confirma isso é o próprio Léo, em um vídeo publicado recentemente nas redes sociais.
Nas imagens, Léo afirma que Abraão Lincoln o ensinou muito e que o filho dele, Victor Hugo Lincoln, também teve um papel importante em sua trajetória política. A fala do vereador reforça a percepção de que as conexões entre os três vão além de simples vínculos partidários.
A proximidade entre Léo e Abraão também aparece em registros públicos. Em uma foto antiga, os dois aparecem curtindo o Carnaval em Caiçara do Norte, em um evento que teria sido organizado pelo próprio Léo, chamado “Voador com Batata”. Já em outro momento, surgem em Brasília, na sede da Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade investigada por supostamente desviar parte da aposentadoria de mais de 240 mil contribuintes do INSS.
Outro ponto que chama atenção é o financiamento de campanha. Léo Souza recebeu do Republicanos quase dez vezes mais recursos do que outros dois candidatos eleitos pelo mesmo partido, Irapoã Nóbrega e Daniel Rendall, que eram apoiados pelo prefeito Álvaro Dias, atual presidente estadual da sigla. Essa diferença supostamente pode ter relação justamente com a influência de Victor Hugo Lincoln, filho de Abraão e diretor nacional do Republicanos, que mantém forte proximidade com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira.
Coincidência ou não, após a repercussão do último vídeo sobre o caso publicado pelo jornalista Habyner Lima, começaram a circular informações na imprensa potiguar de que o Republicanos teria suspendido Abraão Lincoln de suas atividades partidárias.

