O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã desta terça-feira, o primeiro grupo de passageiros da nova rota internacional regular entre Buenos Aires e Natal, marcando um momento histórico para o turismo potiguar. A aeronave, com capacidade para mais de 180 passageiros, partiu do Aeroporto de Ezeiza, na capital argentina, e pousou no Aeroporto Internacional Aluízio Alves por volta das 10h30, sendo recepcionada com forró, animação e uma comitiva de autoridades.
A governadora Fátima Bezerra acompanhou a chegada do voo e celebrou o início da operação. Segundo ela, o momento representa mais do que a inauguração de uma nova rota aérea. “Hoje é um dia muito especial para nós, porque não é apenas o voo que nós estamos aguardando. Na verdade, nós estamos aqui celebrando mais um caminho muito importante para impulsionar, para aumentar o turismo do Rio Grande do Norte cada vez mais”, afirmou.
A governadora destacou ainda que o estado estava há mais de duas décadas sem voos internacionais diretos e regulares. “Nós estamos reinaugurando um novo tempo. Depois de mais de 20 anos, o turismo internacional volta ao Rio Grande do Norte com voos diários e regulares. Isso significa melhoria da renda e geração de emprego para o nosso povo. Por tudo isso, hoje é um dia realmente histórico”, comemorou.
O CEO da Zurich Airport Brasil, empresa que administra o terminal, Ricardo Gesse, também ressaltou a importância da nova ligação aérea. Ele destacou o crescimento do turismo internacional no país e o trabalho conjunto para viabilizar a operação. “Desde que assumimos o Aeroporto de Natal, buscamos um trabalho integrado para agregar novos voos. O voo para Buenos Aires é fruto desse diálogo constante entre poder público, trade turístico, companhias aéreas e a Zurich Airport Brasil”, disse.
A Argentina é atualmente o principal emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte, e o fluxo segue em forte crescimento. Somente em 2025, o número de visitantes argentinos no estado aumentou quase 140%, segundo dados oficiais.
Para o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, esse avanço está diretamente ligado a melhorias estruturais e estratégicas vividas pelo estado nos últimos anos. “Hoje nós podemos promover o RN como um destino seguro, e quem faz turismo sabe a importância disso. Também conseguimos interiorizar o turismo com novas estradas para os principais pontos turísticos. Além disso, há investimentos consistentes em promoção internacional, que chamam a atenção de companhias aéreas como a JetSmart”, explicou.
Raoni destacou que a nova rota representa um ganho diário expressivo para o estado. “Esse investimento em promoção permite que, a partir de hoje, mais 186 argentinos cheguem todos os dias ao Rio Grande do Norte”, completou.
Com a nova operação, o Aeroporto de Natal passa a ocupar posição de destaque no Nordeste na ligação com a capital argentina. Apenas no primeiro trimestre de 2026, estão previstos 116 voos diretos entre Natal e Buenos Aires, colocando a capital potiguar como a segunda da região com mais voos oriundos do Aeroporto de Ezeiza.

